Dicas para um home office produtivo

Com a atual situação que estamos passando, muitas pessoas tem trocado o escritório pelo home office, inclusive nossa equipe. Trabalhar em casa traz uma certa flexibilidade, mas isso não inclui passar o dia de pijama. Pelo contrário, se arrumar ajuda a ser mais produtiva.
Claro que não precisa se arrumar como se estivesse indo ao escritório, por isso separamos dicas de looks confortáveis e como deixar o home office mais produtivo e gostoso.


TIRE O PIJAMA
Por alguns dias, trabalhar de pijama pode parecer uma opção confortável, afinal, depois de tantos dias se arrumando e deslocando até o trabalho, ficar o dia todo com uma roupa completamente aconchegante parece um verdadeiro sonho. Mas reserve isso para um ou dois dias e depois faça o máximo para voltar a sua rotina. Vestir uma “roupa de trabalho” vai ajudar no seu foco e concentração.


LOUNGEWEAR: UM QUASE PIJAMA COM ESTILO!
O lougewear é um termo relativamente novo que tem sido explorado por algumas marcas como Stela Mccartney. Apesar de muitas vezes serem associadas a pijamas, esse estilo de roupa é perfeito para fazer uma composição de look para home office. As peças são neutras, básicas e bem confortáveis, mesclando moletom e outros tecidos leves.

Camisas
Para começar invista nas camisas, elas trazem o ar corporativo em instantes para o look. Combine com calça jeans e tênis para trazer o mood confortável. As modelagens mais amplas também entregam uma estética descomplicada e que combina bem com home office. A camisa é uma peça que por si só já traz um ar mais social. Não precisa ser necessariamente as camisas brancas de manga longa com tecido mais pesado. Existem das mais diversas estampas, tecidos e modelagens também. Desse modo, aposte nas mais larguinhas, assim, você pode dar um ar sério, e mesmo ficar fresquinha e confortável.

PEÇAS ÚNICAS
Tem dias que dá aquela leve preguiça de procurar um look e nada melhor do que peças únicas para que fique bem vestida e ainda poder se vestir rapidinho, invista em conjuntos, macacão ou vestidinhos, no nosso site temos várias opções como Paula Raia, Cruise, Dior e Chanel.
Mesmo sendo uma peça única que já ajuda na hora de escolher o look, o vestido já dá um ar sofisticado em qualquer produção. Com ele você consegue montar uma produção elegante e que, ao mesmo tempo, estimule sua produtividade. Tecidos mais leves e vestidos mais soltinhos são uma ótima opção.

CALÇAS E SHORTS
Calças jogger ou legging, mas lembrando… não é looks de academia, aqui vocês estão vendo algumas inspirações para ajudar!

Sabe aqueles shortinhos ótimos de ir a praia? Pois são esses que são os mais confortáveis. Mas, assim como as camisetas, não precisa ser o primeiro que está na frente do armário ou aquele bem velho de “ficar em casa” – aliás, a gente deveria parar de usar esse termo, né? Escolha um que combine com a blusinha e que contribua para seu visual ficar bem elegante.

PARTE DE CIMA
Valorize a parte de cima. Muitas empresas mantêm contato entre o time de funcionários por meio de videoconferência. E isso implica em se apresentar profissionalmente a quem está do outro lado. A imagem profissional, então, não deve distanciar muito de como você se apresenta no dia a dia, afinal isso inspira comprometimento com o restante da equipe.
Caso tenha um call ou videoconferência, a dica é investir em blusas com golas mais trabalhadas, afinal essa é a parte que vai aparecer no vídeo. Os acessórios também são aliados, especialmente quando combinados com peças mais simples. Eles podem transformar o look. Só tome cuidado com brincos e colares muito grandes que podem fazer barulho e te desconcentrar na hora da reunião.

SAPATOS
Tudo bem que estamos em casa e não é necessário usar salto alto, mas evite chinelos e pantufas, coloque um calçado confortável, como uma rasteirinha, porém que não mostre desleixo ou que interfira em seu trabalho. No home office, o sapato acaba sendo o ponto menos importante, afinal passamos boa parte do dia sentadas e, mesmo nas reuniões com vídeo, é uma parte do corpo que raramente ficará visível. Por isso, se no seu dia a dia você costuma usar muito salto alto ou sapatos menos confortáveis, aproveite esse momento para descansar.

PEÇAS LEVES
Opte por peças que você consiga se sentir bem e confortável para passar o dia todo na cadeira da sua casa. Por isso, o ideal são as peças leves, tanto na parte de cima como na de baixo. Olha essas opções abaixo. Atente-se apenas à calça e à blusa. Nada de usar blazer ou salto, viu?

Calça Paula Raia

REUNIÃO POR CALL
Muita troca de e-mails sobre um assunto? Se complicou ou bateu aquela dúvida, peça 10 minutos para fazer uma call por vídeo! As vezes uma discussão, e-mail ou decisão vem e volta e isso é super normal. Para evitar complicações, peça para o seu colega ou equipe para fazerem uma call rápida. Isso ajuda muito quando a questão é mais “cabeluda” e seu colega não está do seu lado fisicamente.

ESTABELECER UM HORÁRIO FIXO
Algumas pessoas que trabalham em casa têm horários mais flexíveis, mas quando você trabalha com uma equipe, é bacana estipular um horário fixo. Assim todo mundo vai saber quando pode marcar uma reunião com você ou te procurar quando precisar de uma resposta, ajudando muito na organização do trabalho de todos. Estabeleça para o seu home office uma rotina que seja a mais próxima possível da real. Desse modo, você sentirá menos os impactos da mudança de ambiente laboral. Sendo assim, defina seus horários de trabalho: hora de começar, almoçar, lanchar e terminar. Tente manter sua produtividade, sem que seja necessário fazer horas extras, ok?!
Além disso, respeite os horários das refeições. Assim você não vai ser pego assaltando a geladeira a cada 5 minutos. Afinal, não é porque tem comida por lá, que você precisa comê-la. Então, alimente-se bem e mantenha-se hidratado.

ENCONTRE UMA POSTURA CERTA
Vale para o escritório e vale para casa: tentar encontrar a posição mais ergonometricamente correta para trabalhar. Seja com um suporte para note com teclado ou até usando algum livro para apoiar, veja se o seu computador está em uma altura boa para visualização. É mega importante cuidar a postura e não parece, mas ajuda muito na produtividade!

MÚSICA DE FUNDO
Que tal colocar uma música de fundo enquanto trabalha de casa? Pode ser uma boa pedida para tornar o ambiente ainda mais propício e gostoso ao trabalho, além de suavizar outros ruídos que tiverem na casa (latido, crianças brincando e pessoas conversando). Escolha playlist com músicas leves ou até mesmo com mantras e relaxamento.

Enfim, um home office produtivo é aquele em que você se impõe limites e acha o equilíbrio entre o conforto do lar e uma rotina com disciplina e estilo o mais próximo possível do escritório. Isto porque, além de manter a produtividade do dia-a-dia, seu corpo e mente precisam estar prontos para voltar à ativa quando o home office não for mais necessário ou possível.