Como conservar suas bolsas e sapatos?

Além de ser um complemento luxuoso para os looks do dia, as bolsas de grife já se provaram como um verdadeiro investimento – uma it-bag da Chanel, por exemplo, valorizou mais de 70% nos últimos anos. Para quem está pensando em adquirir uma peça do tipo já com a ideia de revendê-la com o @pegueibode no futuro – ou para quem só quer preservar a sua bolsa para as futuras gerações – fizemos um guia de como conservar suas pecas. Anote:

A Dust Bag é a melhor amiga da sua bolsa!
Quando se compra bolsas de luxo, em sua maioria, elas vêm acompanhadas de dust bags, que são “saquinhos” para colocar a bolsa dentro. E elas vão muito além de saquinhos! As dust bags têm como propósito auxiliar na conservação do couro, o protegendo de danos como riscos, arranhões e até mesmo a exposição ao ar e à luz, que podem alterar a cor e condição do couro.


Sempre manter suas peças em lugares arejados e protegidos de exposição a umidade e a poeira, utilizando os dust bags (sacos de flanela ou algodão) que vêm originalmente com as bolsas. Os dust bags são importantes não só para a conservação como para a revenda, pois são peças essenciais para a valorização da bolsa, assim como cartões, cadeados e todas as peças que compõem uma bolsa nova.

Dust Bags.

Usar enchimentos nas bolsas, para que elas mantenham sua modelagem intacta. se preferir usar papel prefira o papel de seda. E lembre-se: jamais use revista ou jornal. A tinta de ambos pode se transferir para o tecido e manchá-la.

Enchimento para bolsas


Nunca guardar as bolsas encostadas umas nas outras. Desta forma você evita manchas e aderências no couro.
Em hipótese alguma colocar produtos anti mofo no local de armazenamento das bolsas, eles causam danos irreparáveis no couro.
Limpar as ferragens com produtos próprios, ou polvilhar com um pouco de bicarbonato de sódio e lustrar com um pano macio.


Para as bolsas de camurça pode se usar uma borracha escolar branca para tirar pequenas manchinhas e imperfeições.

Borracha escolar para limpar sapatos e bolsas de camurça.


Cuidado com as clutches
Bolsas duras, principalmente as clutches, devem ser limpas somente com uma flanela macia ou algodão. O importante aqui é tirar o pó e manter e brilho. Produtos pastosos e líquidos podem tirar de vez a qualidade e beleza das suas peças metalizadas.

Bolsas duras, como clutches de metal, devem ser limpas somente com uma flanela macia ou bolinhas de algodão.

Nem todas as bolsas de couro foram feitas para terem a mesma duração
Quando pensamos em bolsas de couro, podemos pensar (erroneamente) que todos os modelos de couro irão ter a mesma durabilidade. Com uma grande variedade de texturas e acabamentos, todos possuem e exigem conservações diferenciadas. Por exemplo, o couro saffiano (que se tornou a marca registrada da Prada) e outros tipos possuem alguma texturas são modelos que são mais resistentes e “duros”, escondendo mais as imperfeições, como riscos e marcas, e podem ser limpos com um pano seco quando necessário.

Bolsa Prada de Couro Saffiano, Disponível no PegueiBode.


O que é diferente dos mais maleáveis, que têm a tendência de aparecerem com mais facilidade e estão mais suscetíveis a danos. Estes tipos de couro, quando sofridos algum dano (seja um risco ou arranhão), um pano macio e limpo pode ser uma ótima opção para tentar lustrar estes danos. Por isto, este tipo de couro deve ser evitado no dia a dia.

Como limpar bolsas de couro, Bolsa Louis Vuiton disponível no site.

Bolsas delicadas com pedrarias, lantejoulas e miçangas devem ser conservadas em sacos individuais, para evitar contato com outras peças.
Não deixe suas bolsas penduradas por muito tempo. Tanto cabides quanto ganchos fazem com que as alças deformem.

Bolsa pedraria Valentino disponível no site!

Como guardar bolsas
Dê preferência para guardar suas bolsas em prateleiras, uma ao lado da outra. Elas facilitam a visualização e você consegue manter a ordem. Além disso, as bolsas não se deformam. Gavetas, cestos e caixas organizadoras também são boas opções.
Guarde suas bolsas sempre limpas. Jamais as deixe molhadas, sujas ou com algum tipo de cheiro.

Não use substâncias químicas, condicionadores ou produtos de limpeza!
Estamos em tempos de sustentabilidade, então não é surpresa para ninguém que devemos deixar substâncias químicas de lado na hora de limpar bolsas de couro! Como dissemos acima, existem diversos tipos de couro, mas, inicialmente, deve-se usar métodos secos para limpar as bolsas, que, em alguns casos, talvez seja a única ação necessária.
Usar produtos de limpeza, sprays ou até mesmo água pode causar descoloração e manchar todo o couro. Evite usar sprays para couro a prova d’água, como aqueles usados em sapatos, além de condicionadores ou hidratantes para couro, eles podem causar proteção desigual para a bolsa. A melhor maneira de limpar é por métodos secos (como panos macios) e usar apenas produtos que forem recomendados pela própria marca da bolsa.

Acessórios podem ser a melhor proteção para sua bolsa!

Alças de bolsas podem ser frágeis e propensas a ter mais danos por conta do manuseio constante. Para combater que elas sofram algum estrago, o uso de acessórios como lenços pode ser uma ótima forma criativa de evitá-los! Além de deixar sua bolsa mais estilosa, o acessório ajuda a evitar manchas e que óleo transfira para as alças, e deixando-as com cara de novas!

Bolsa e Lenço Hermes

Fim do mau cheiro
Com o tempo, é natural começarmos a sentir um cheiro forte nas nossas bolsas e sapatos, principalmente nas peças em couro. Para eliminar o odor, deixe a peça descansar em um local que receba sol indireto, já que o contato direto com os raios UV podem fazer o couro lascar, rachar e até se desgastar. Outra sugestão é embrulhar a bolsa ou calçado em papel kraft por até dois dias, já que a qualidade porosa do papel absorve cheiros ruins. Se mesmo assim o cheio continuar forte, o melhor mesmo é procurar um serviço de lavanderia especializado em peças delicadas.

Para tirar odores de peças de couro sugerimos alguns métodos caseiros simples de fazer. Coloque a peça em um local da casa que receba sol indireto. O contato direto com a luz solar pode fazer o couro rachar, lascar e se desgastar. Escolha um espaço em frente a uma janela que filtre a luz solar ou atrás de uma tela. Você pode também embrulhar o couro em papel kraft, a qualidade porosa do papel é ótima para absorver cheiros ruins, e coloque em uma caixa com jornais amassados e deixe até dois dias. Para limpezas mais profundas o ideal é sempre procurar profissionais especializados em couro.

Sol indireto evita mofo e cheiro nas pecas de couro.